Quem é responsável por seus sentimentos?

É engraçado como trocamos de responsabilidades com as pessoas que vivemos; nós ficamos responsáveis por elas e elas por nós, e no fim das contas todos nós nos machucamos muito por tal imaturidade.
Não é egocentrismo você assumir a responsabilidade só sobre você mesmo e sobre sua vida, você só estará sendo honesto com a realidade e obviamente consigo mesmo.

Temos até “listas imaginárias” sobre o que a outra pessoa deve fazer por nós, e que geralmente são coisas que não têm nada a ver com as vontades dela; “você devia fazer isso, você devia fazer aquilo” (nossos mimos e caprichos).
Preste atenção quando alguém deixa de fazer algo que NÓS queríamos que essa pessoa fizesse; naturalmente vemos essa pessoa como alguém irresponsável e que não nos ama! rs

Entretanto esperar que as pessoas sejam responsáveis por sua felicidade (ou qualquer outra coisa) é algo muito infantil, e culpá-las pelas coisas que acontecem ou deixam de acontecer com você só confirma isso.

Na sua cabeça “os outros” sempre foram mais fortes que você.
Então quando acontece algum problema quem você vai culpar? a si mesmo(a)?! É claro que não!
É muito mais fácil apontar dedos do que puxar a responsabilidade para si próprio, não é verdade?! rs

Você culpa “as pessoas”, “as coisas da vida” como o dinheiro, a falta de oportunidade, a falta de tempo, enfim, mas nunca olha para si mesmo(a)!

O primeiro passo para ficar forte é se tornar responsável por tudo o que acontece com você.
E se você não fortalece o seu Eu você passa a viver como uma marionete de tudo e de todos.
Quer um exemplo?! Você morre de medo do que vão falar sobre você, qualquer um faz você se sentir culpado, você faz papel de ridículo toda hora, qualquer um lhe coloca para trás, você é muito envergonhável, é intimidado com facilidade…

Tudo isso porque você não está no comando do seu Eu; você dá tanta força para “os outros” que você é apenas um passageiro no próprio “carro”, nunca motorista!
(Inclusive na hora da culpa, onde você sempre diz que tem outra pessoa atrás do volante! rs)

Defender suas opiniões, vontades e ser você mesmo não quer dizer egoísmo, nem quer dizer que você será uma pessoa má e egocêntrica; se guiar por extremos é ignorância!
Preste atenção que até para ajudar uma pessoa, precisamos estar centrados em nós mesmos, pois se nem você mesmo é responsável pelo o que você vive, como pode querer compartilhar algo com alguém?!

Me diga, se você não é responsável pelo o que acontece com você, então quem é?!!
Quem vive sua vida por você??! 

QUANDO SEU SONHO NÃO SE REALIZAR QUEM VOCÊ VAI CULPAR?


Bjs e abraços,

Fabricio =)

Anúncios

50 respostas em “Quem é responsável por seus sentimentos?

    • Perfeito, perfeito, excelente texto, é exatamente assim como eu e muitos aqui pensavam ou ainda pensam.
      A vida é feita de escolha, e nós é quem decidimos o que é felicidade, porque a felicidade dos outros nunca será a nossa, já temos a oportunidade de viver então precisamos fazer valer a pena todos os dias.

      • Fala Ferrugem!
        Primeiramente muito obrigado! =D
        Você lembrou de outro fator importante; que temos a oportunidade única de viver então temos que realmente fazer valer a pena todos os dias!
        Seja sempre bem vindo ao nosso blog!
        Abração!

        Fabricio / Rafael =)

  1. Nossa,é isso mesmo,muitas das vezes a gnte se deixa guiar pelos outros,quando na verdade o nosso caminho depende única e exclusivamente de nós mesmo!!
    adoreii=]

  2. Estava discutindo este assunto com um grande amigo meu, consideravel mais que irmao.

    Se a pessoa nao e madura o suficiente para assumir os proprios erros e enfrentar eles como aprendizado, ele continuara sendo um “ninguem”.

    Obrigado pelo post, ficou muito bom gostei mesmo.

    Abraços ae pessoal ;D

  3. REALMENTE SE EU NÃO FOR RESPONSÁVEL POR MIM,PELOS MEUS ATOS,ENTÃO QUEM SERÁ??
    ESSE TEXTO É MUUUITO BOM,PARABÉNS GENTE VC SÃO D+.

  4. Oi Fabrício
    É exatamente assim; Normalmente o egocentrismo está em não percebemos que estamos culpando os outros por nossa insatisfação perante nossa própria vida. Isto, porque “somos tão bons” (ironizando) que não temos culpa de nada, aliás, somos vítimas de tudo e todos!
    E, como vc mesmo disse, não culpamos somente humanos: culpamos Deus, falta de sorte, o tempo, ou a falta dele, o dinheiro, ou a falta dele….é como um viciado (e as vezes penso ser mesmo um vício) …se intorpece para comemorar, para chorar, para dormir, para se alegrar, pra se redimir….enfim, tudo serve como desculpa para o que não deu certo! Obviamente, se deu certo, foi porque eu fiz, ninguém me ajudou…
    Sair dessa fase é ensinamento para a vida toda…e se começa de bem pequeno! Cuidemos dos nossos entes (filhos, sobrinhos, primos….pais…) para que sejam responsáveis pelas próprias escolhas e não sentirem culpados por não poderem fazer mais do que podem!
    Bjs querido, e obrigada pelas suas mensagens!

    • Oi Maria! tudo bem?!
      Primeiramente seja bem vinda ao nosso blog! =D
      Se responsabilizar pelo o que você vive é o primeiro passo em direção ao seu sonho! 😉
      Muito obrigado! =D
      Bjãoo,

      Fabricio / Rafael =)

  5. Olá Fabrício

    Lendo seu post, me vejo no momento do qual estou passado; Ou não. Mas relativamente concordo por um lado inteiramente com o post, mas por outro, as pessoas também deveriam ver quando realmente erram e realmente esperamos alguma coisa delas, não é? Acho que no momento que você se encontra em um relacionamento amoroso/amizade, você consequentemente já era alguma coisa dela, ao menos a consideração e respeito e talvez até que ela seja parcialmente um ‘que a mais’ para a sua felicidade. Mas no momento que ela erra conosco pelo fato de você confiar nela as coisas mudam! Mas ela não errou por não ter feito os ‘mimos’ e sim por erro dela como pessoa. O que são realmente mimos nossos x relação de respeito? As pessoas não são obrigadas a serem fieis ou fazer alguma coisa para nos fazer feliz, mas a partir do momento que ela erra e nos faz perder a confiança acho que sai do requisito ‘mimos’; Óbivio que não devemos culpar a pessoa 100%, as coisas não dão certo as vezes porque ambos erram ou certamente alguém mais que o outro, mas isso não significa que você não está 100% no comando da sua vida.. Acho que é um pouco dificil quando você se decepciona olhar pro outro e não o culpa-lo por não ter feito isso ou aquilo, mas se paramos para analisar as vezes as pessoas realmente erram! FATO! TODOS NOS ERRAMOS. Mas TODOS NOS RECONHECEMOS? Não. É um tanto dificil compreender o que realmente passa na cabeça das pessoas, mas as pessoas não enxergam que elas mesmas são responsáveis pelo o que ela cativa.. A partir do momento que você confia em uma pessoa e passa a dividir com ela momentos, confiança, companherimos, é muito dificil você não esperar alguma coisa dela.. ou ao menos que ela faça as coisas certas, do tipo “vamos conversar francamente” para não chegar ao ponto de desapontamento de nos culpar!
    Talvez seja um desabafo tudo que escrevi, porque querendo ou não concordo realmente com esse post, mas também o vejo de uma outra forma..

    Continue assim! Seus textos são ótimos!

    Beijos

    • Oi Claudia!
      Primeiramente muito obrigado e seja bem vinda ao nosso blog! =D
      Sempre olhamos para o efeito e nunca para a causa! olhe sempre para você mesma!
      As vezes as pessoas nos machucam mesmo, mas é de nossa responsabilidade continuar sofrendo ou não.
      Olhe sempre para dentro, pois culpar os outros independente da ocasião, é abrir mão do seu poder pessoal e do seu auto domínio! 😉
      Grande beijo! =D

      Fabricio / Rafael =)

  6. Em termos Fabrício. Serenidade p lidar com problemas é fundamental. Entretanto, há situações ( e já estive nelas) em que outra pessoa esta no comando da sua vida sim. Tive uma chefe que me odiava a troco de nada (e nao podia me demitir ). E fazia de tudo p me prejudicar. Tenho dois filhos e não está fácil p ninguém, então eu nao podia simplesmente pedir demissão. Sofri muito e tentei manter a calma e a serenidade. Chorava em casa, e no outro dia, juntava os cacos e ia trabalhar com o rosto inchado. Uma colega confessou que tinha medo de se aproximar de mim e também ser prejudicada, embora gostasse de mim…Graças a Deus consegui ser transferida de setor depois de um ano suportando. Então, acho complicado jogar sobre a própria pessoa a responsabilidae de tudo o que acontece. AS vezes, a gente simplesmente não tem escolha. Não tem como a gente controlar o que o outro pensa e como age. Sou responsável somente por mim.

    • Oi Candida! tudo bem?! =D
      Entendo perfeitamente sua posição; as pessoas podem e às vezes conseguem nos prejudicar independente de nossa vontade.
      Entretanto mesmo que uma pessoa lhe prejudicou, se você se colocar como vítima estará dando condições para que a coisa continue, então não use a culpa como desculpa.
      Às vezes não causamos a dor e sofrimento que estamos vivendo, mas somos responsáveis por deixar isso continuar ou não.
      Defenda seu espaço com unhas e dentes! 😉

      Grande abraço! =D

      Fabricio / Rafael =)

  7. Oie…Eu de novoo…
    Perfeito…por isso o ditado…”a carapulça serviu”…
    tem 3 anos que faço isso…consigo enxergar que faço mas nao tenho força para luta contra…
    quero mas nao consigo…culpo Deus e o mundo por tamanha façanha!

    obrigado por mais um texto lindo!!

    PS:Nao sei se lembra da historia do meu noivo que estava aguardando uma nova cirurgia…pois è…é dia 18/05… grande abraço =D

    • Oi Gabrielle! tudo bem com você?!
      Claro que lembro sim! haha =)
      Seja forte em ser você mesma e assuma suas vontades com garra!
      Não precisamos lutar contra nós mesmos para nos “olharmos no espelho”, só precisamos ser honestos… 😉
      Desejamos o melhor para a cirurgia do seu noivo!
      Grande beijo! =D

      Fabricio / Rafael =)

  8. Olá! Fabricio adoro seus post´s realmente me ajudam muito =D …..
    sempre que posso acompanho o blog ,e sempre me surpreendo com os conselhos que leio aqui …. realmente você está de parabêns…. hehe ja estou ancioso para o proximo ,então gogogo! =D

    • Fala José Henrique! tudo bem?!
      Obrigado, de coração! haha =)
      Eu e meu amigo Rafael só compartilhamos nossas visões e experiências, não há segredo nenhum no que fazemos.
      Nem conselhos nós damos, apenas fazemos as pessoas olharem para dentro de si mesmas, só isso!
      Seja sempre bem vindo ao nosso blog! =D
      Grande abraço,

      Fabricio / Rafael =)

  9. É Fabrício é muito fácil culpar os outros pelos nossos erros, mais fácil ainda é deixar que os outros vivam nossa vida, determinem nosso caminho a seguir….
    fui vítima dessa minha preguiça em pensar no meu próprio destino.
    O bom é que nunca é tarde para tomar as rédeas do nosso destino!
    obrigada pelo texto!
    bjos

    • Exato Josy!
      A melhor coisa é ser honesto com a realidade; ser humilde quando errar para que possamos nos tornar pessoas mais responsáveis para poder realizar muito mais em nossas vidas! =D
      Nunca é tarde para se tornar responsável por sua vida! é isso mesmo! 😉
      Grande beijo,

      Fabricio / Rafael =)

  10. Impressionante como a maioria das pessoas vive assim.

    Já fiz muito isso… hoje tento humildemente não cometer os mesmos erros de ontem.

    Muito bom… Parabéns!!!

  11. Olá!!
    refleti mt sobre o post, me identifiquei principalmente no trecho que vc citou um exemplo das pessoas que são mais fortes que nós.
    Vc nos orienta:
    “O primeiro passo para ficar forte é se tornar responsável por tudo o que acontece com você.”
    Então, como nos tornar mais responsável? E afastar todo o mal sentimento (timidez, culpa) que nos atrapalha nosso relacionamento e comunicação com as pessoas? Como faço para ter autoconfiança?
    Acho que é isso que está faltando na minha vida, fator responsável por me sentir insatisfeita com minha vida, pois acho que estou sentindo todas as consequencias. =\

    • Oi Raquel! tudo bem?! =D
      Autoconfiança vem com autoconhecimento! (escrevi isso no “você nos conhece”)
      Quanto mais você se conhece, mais confiança você terá para agir no seu dia a dia!
      Pra você se conhecer mais é só você ser honesta consigo mesma… não há esforço nenhum em sermos nós mesmos! pelo contrário! esforço fazemos em manter uma imagem no qual não somos… (orgulho)
      Força todo mundo tem, entretanto cada um expressa sua força de uma forma.
      Tenha coragem pra ser você mesma não importando a situação, e se mantenha firme, pois são essas situações que você estará sendo você mesma que farão você conhecer seus limites e aprender mais sobre si própria!
      Daí a autoconfiança vem! 😉
      Grande beijo!

      Fabricio / Rafael =)

  12. OLA FABRICIO, TD BEM ??? MT BOM SEU POST, ADOREI… ME IDENTIFIQUEI COM A PARTE DE QUE SE NÃO FALARMOS POR NÓS MSM, NINGUÉM VAI FALAR E DESCOBRI QUE NOSSO MELHOR ADVOGADO AQUI NA TERRA SOMOS NÓS MSM E SE QUEREMOS SER BEM ACEITOS E RESPEITADOS, DEVEMOS SER NOSSO PRÓPRIO REPRESENTANTE….E ESTAR PREPARADOS PRA TD QUE POSSA ACONTECER, SE TIVERMOS DIA BONS DEVEMOS DESFRUTAR E SE TIVERMOS DIAS RUINS DEVEMOS APRENDER AS LIÇÕES, ISSO QUE É VIVER….. BJUSSSS

    • Oi Patricia! tudo ótimo! haha
      Certo ou errada você só descobrirá agindo, e por isso é tão importante sermos responsáveis por nós mesmos! =D
      Bjs,

      Fabricio / Rafael =)

  13. Realmente…

    Somos responsável por tudo que acontece em nossa vida!

    “Eu sou o Senhor do meu destino, eu sou o capitao da minha alma” (guardo sempre essa citação comigo)

    Sem dúvidas, adorei o site! =)

    Se todos buscassem conhecimentos como este! o mundo seria algo bem mais grandioso!

    Parabéns pelo Site! e Obrigada por compartilhar, me agregou muita coisa pode ter certeza!

    Abs,

    Gisele

    • Oi Gisele! tudo bem?!
      Nós agradecemos muito, e ficamos muito felizes de saber que você está se ‘encontrando’ através do nosso blog!
      Olhe sempre para dentro! 😉
      Bjãoo,

      Fabricio / Rafael =)

  14. Ei Fabricio/Rafael,

    definitivamente, a ferida foi tocada!

    Escrevam mais sobre isso, por favor?

    Adorei, de verdade. Bjos!

    • Oi Sarah! tudo bem?!
      Primeiramente seja bem vinda ao nosso blog! =D
      Pode ficar sussegada, nós vamos continuar falando sobre esses coisas, principalmente sobre auto responsabilidade! 😉
      Grande beijo,

      Fabricio / Rafael =)

  15. Uau… eu precisava ouvir algumas verdades, mais não imaginei que tocariam tão fundo.. rs.

    Depois de ler o post, ler a resposta “Certo ou errada você só descobrirá agindo…” era tudo o que eu precisava para confirmar, que independente do resultado eu estou no caminho certo… seguindo meu coração em busca da minha felicidade. Se no final não for como eu esperava, com certeza vou me orgulhar de ter tido a coragem de tentar e nunca desistir.

    Cada dia amo mais esse site, vcs estão de parabéns!!

    Muito obrigada!!!

    • Oi Priscila!!!!! =D
      Nossa adorei seu comentário! É isso mesmo! haha =D
      Continue firme, o que é bom acontece baseado em suas próprias ações!
      Grande beijo!

      Fabricio / Rafael =)

  16. A-M-E-I esse post…é o retrato nu e cru da vida real…ontem me aconteceu um fato bastante dentro do que vc escreveu…é preciso estar centrado para que ajudemos os outros!!! Ser honesto consigo e com os outros geralmente somos mal interpretados…Sabe, muitas vezes acredito que por eu ser muito intensa com meus sentimentos e atitudes eu sofro demais e tb tenho a impressão de sempre está cometendo erros, por ser sincera, transparente e intensa…bjão…suas palavras me ajudam mto na minha incansável busca pelo autoconhecimento…

    • Oi Nanny! tudo bem?! =)
      Por isso que o importante é você sempre “ficar do seu lado”, pois é com isso que você irá aprender!
      Senão nunca conheceremos nossos limites e vamos sempre ter experiências limitadas e pequenas…
      Grande beijo,

      Fabricio / Rafael =)

  17. Olá Fabrício, sou Valéria, e quero muito que você visite o meu blog, pois eu tenho postado muitos textos interessantes de seu site, com os devidos créditos!!
    Meus leitores adoram seus textos…o endereço do blog esta acima ok?
    Obrigada,
    Com carinho
    Valéria

    • Oi Valéria! tudo bem?! =D
      Muito obrigado pelo carinho! de coração!
      Dei uma passada no seu blog e vi não só nossos textos mas seu bom gosto ao compartilhar aquilo que tem de melhor! 😀
      Fico muito feliz de saber disso, de verdade! Nos sentimos honrados por você compartilhar nossos textos com as pessoas que você ama!

      Seja sempre bem vinda ao nosso blog!

      Grande beijo!

      Fabricio / Rafael =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s