Pra que ficar remoendo o passado?!

Não é porque lhe aconteceram coisas ruins no passado que você precisa passar o resto de sua vida se escondendo atrás de uma figura fria e amarga (pessoa chata).
Pare de se maltratar com culpa.
Tudo o que você faz é usando a cabeça que você possui no momento.

E nós passamos muito tempo tentando nos entender se baseando em nosso passado, e isso é como você estar sempre andando acorrentado numa bola de ferro, o que lhe impede de correr livre e seguir adiante realizando coisas boas.
E acima de tudo lhe impede de ser uma pessoa melhor; não só para as outras pessoas como para si próprio, o que empobrece demais as suas experiências e relacionamentos.

O passado não existe mais,
O futuro nunca existiu,
Então nenhum dos dois pode ter poder sobre você.


Sim, é possivel viver bem, e você não precisa da permissão de seu passado para isso! 😉

Não perca seu precioso tempo tentando entender seu passado, nem mesmo que ele lhe faça o maior sentido desse mundo.
O momento presente é a única coisa que existe, e você já sabe disso.
E quanto mais você se foca em seu momento presente, maior é o seu entendimento e consciência sobre seus erros.
E como nossos erros são apenas repetições, se você observar como está agindo agora, consequentemente terá certeza do porquê dos insucessos em seu passado.

Não importa o que você lembra de suas experiências e sim aquilo que você sente a respeito delas.
Seu passado só te fez mais forte, mesmo que sua mente insista em dizer o contrário.

Faça as pazes com seu passado, ou então passe o resto de sua vida se punindo.
O mundo não vai mudar porque você não se perdoa, mas você sim, e tenha certeza que é para o pior.

Você precisa de uma autorização do seu passado para viver bem?


Bjs e abraços,

Fabricio =)

48 respostas em “Pra que ficar remoendo o passado?!

    • Fala Álvaro! tudo bem?! 😀
      Vale a pena você ficar do seu lado! rs
      Transformar isso num exercício então, nem se fala!
      Abração!!! 😉

      Fabricio / Rafael =)

  1. Olha, eu acredito que o passado tem influência real sobre quem somos hoje, porém lamentar sobre o que não ocorreu ou sobre o que ocorreu, de fato não faz sentido. Vale mesmo é uma boa reflexão sobre o fato e desenvolver uma maneira para que continue a ocorrer ( se necessário ) ou apenas uma mudança no eixo deste.
    Esse tipo questionamento não é inteligente, muito menos original, sabe nessa minha simples vida aprendi que não adianta ter fé para mover uma montanha ou o conhecimento de mil homens, se você não tem o mais simples e puro sentimento no coração, o amor.

    • Fala Paulo! tudo bem?! 😀
      É claro que o passado tem influência sobre o que somos, entretanto deixar que isso nos controle totalmente é um desequilibrio.
      É como você disse, fé e conhecimento não adianta se não temos amor.
      Abração,

      Fabricio / Rafael =)

  2. Fabrício, vc é um ser mt sábio…Que Deus continue te abençoando e te protegendo de td mal, que os anjos acampem ao seu derredor,livrando de tds astúcias e ciladas do malíguino…

    O PASSADO ACABOU, Ñ DEVEMOS VIVER PENSANDO NO QUE JÁ SE PASSOU E SIM VIVER O HJ O AGORA…

    Porque o Senhor é o nosso Juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso Rei e Ele nos Salvará!!!Isaías:33:22

  3. Muito bom! =)
    Venho aqui toda vez que tem um tópico novo pq pra mim seus posts sempre têm aplicação na minha vida. Seja por me fazer pensar muito sobre ela, sobre minhas atitudes, sobre aquilo que eu quero mudar e o que eu faço questão de continuar sendo, seja até me ajudando entender outras pessoas…
    Nunca deixa de escrever! 😉
    Beijocas!

    • Oi Alessandra!
      Fico muito feliz de saber que de alguma forma nós te ajudamos.
      Mas no final das contas só fazemos as pessoas se lembrarem daquilo que já sabem! 😉
      Fique tranquila porque eu vou continuar escrevendo! rs
      Beijocas pra você também!!!

      Fabricio / Rafael =)

  4. Nossaaa Fabrício, essa foi na mira (novamente) rsrs
    nossos fantasmas do passado sempre nos atormenta, por que heim?
    valeuu cara…

    • Fala Rafael! blz?! 😀
      Porque somos muito cabeça dura, achamos que temos que ser perfeitos e então não aceitamos que erramos e sempre arrumamos um jeito de nos lembramos disso. (orgulho)
      É como disse no post, não podemos nos culpar pois sempre agimos com a cabeça que temos no momento! 😉

      Abração!!!

      Fabricio / Rafael =)

  5. Fabricio,
    Barão, abracei a ideia!
    Eu deixei o passado tomar conta de mim que comecei à mudar meus modos…
    Pior que o tempo passa e você com aquela onda na cabeça… e passando e você continuando!!
    Chega né!?
    Hoje pouca coisa ficou, quase sem força nenhuma! E outras resolvi e aniquilei!
    Como você coloca: “O mundo não vai mudar porque você não se perdoa” tem que ser desta forma barão!! hahaha… \o/

    Abraços Fabricio!!
    Aos colegas que também escrevem, abraços!!

  6. Vocês escrevem textos bem legais,que sempre nos fazem refletir,é a mudança vem de dentro..sempre….adoro os textos..

    • Oi Vivi!
      Muito obrigado, aqui nos apenas fazemos as pessoas se lembrarem daquilo que já sabem! 😉
      Bjão e seja sempre bem vinda ao nosso blog!

      Fabricio / Rafael =)

      • Oi sou Fabie sofro muito kommeu passado pois fuimuito maltratda pela minha mae e doi demais nao konsigo eskecer ok faço?

  7. Ai,ai Fabrício,como é que você sempre escreve tudo que a gente quer ler?!
    Acho que você já se tornou o oráculo na net!rsrsrs
    É sempre muito bom ler as coisas que vocês escrevem…
    Paz e cada vez mais inspiração pra vocês,porque a gente merece,rsrs
    Abraços =)

  8. Fabrício…
    Hoje não tenho nada para falar. hehehe
    Só que gostei do texto.
    Mas resolvi escrever mesmo assim… Para mandar um “OI”…

    Eu bem que tento não lembra do passado… mas como vc disse as coisas se repetem.
    Estariam as pessoas mais iguais?
    Agindo de forma padronizada e curiosamente negativa? Já não se respeita mais ou valores, princípios e os sentimentos.
    Dai vira um monte de gente que não confia em ninguém… porque outra pessoa o fez sofrer… e isso vira um ciclo vicioso…

    Afff… kkkkkkkkkkkkkk
    Acabei escrevendo mais do que queria.

    Beijosssssssss T+

    • Oi Letícia! tudo bem?! =D
      Você não escreveu demais não! Eu gostei do seu comentário! rsrsrs
      Você tem razão, as pessoas estão muito iguais por conta do medo que sentem, e as que acordam pra isso precisam ser fortes, ou senão o bando as puxa pra baixo novamente! rsrsrs
      Tenha coragem pra lutar por aquilo que você acredita, só isso! 😉
      Bjão!

      Fabricio / Rafael =)

      • De fato, nessa vida precisamos ser muito fortes, pois têm muitas pessoas que gastam energia pra “puxar” as outra pra baixo. Só com fé e coragem conseguimos ir adiante com otimismo e alegria.

      • Oi Hosana!
        É por isso que nosso foco aqui é autoconhecimento! rs 😉
        Consciência nos leva em direção ao bem estar!
        Bjão!!!

        Fabricio / Rafael =)

  9. Olá rapazes!!!
    Esse post realmente é muito bom… algumas pessoas usam o passado como se fosse uma âncora, ficam presos no fundo, não se permitem ver novos horizontes…
    Já fiz muito isso, mais ainda bem que percebi que tudo que é bom dura pouco (e o que é ruim também), para que você tenha chance viver e de aproveitar algo muito melhor…

    Obrigada por compartilhar..
    Bjs

    • Oi Priscila! =)
      Não é nem o fato das coisas durarem pouco e sim que tudo nesta vida é passageiro.
      Estamos em uma viagem constante, então o que importa é o “durante” e não o destino. 😉
      Grande beijo!

      Fabricio / Rafael =)

  10. Fabrício, meu querido…
    Pqp, esse post foi pra mim! Certeza!
    Li só agora esse e o post sobre a armadura e ambos falaram juntos algo que eu sempre precisei ouvir.
    Apesar de não ter nada a ver com amor e nãnãnã, o meu passado freia com vigor minha presente felicidade.
    É difícil entender que o passado ficou lá atrás. Os monstros e traumas insistem em permanecer na minha vida e por isso, uso minha tão amada armadura. Penso que se ninguém puder ver minha ferida, ela não vai doer tanto. E se ninguém enxergar meus medos e defeitos, talvez eu seja aceita.
    Foda admitir tudo isso, mas depois desse post acho que já tava na hora…
    Preciso me permitir ser feliz. Me concentrar no agora pra que amanhã, o passado não seja mais um problema. Mas é difícil, viu?
    Perdoar as pessoas e ME perdoar…teeenso!

    Ai, vou parar antes que eu chore. rs
    Enfim, meu eterno obrigada por esse post. De coração.
    Um abraço demorado, cheio de carinho!

    • Oi Paty, tudo beleza!?
      Desculpe está escrevendo aqui em seu cantinho.
      Mas já fui assim também… As coisas só começaram a melhorar quando decidi ME perdoar e depois as pessoas… Realmente foi tenso hahaha… \o/ Mais meu coração ficou zero KM… Saiu um peso danado meu rei!! Até semana passada eu era um cavaleiro do zodíaco carregava à armadura hahaha… Cansa né!? As ideias de Fabricio é muita onda… E me fez refletir muito na minha vida… Agora só depende de você!! Só a alegria faça o mesmo!! \o/

      Abraços e muito prazer Paty!!

    • Oi Paty! rs
      Pode chorar, não tem problema, é melhor porque já limpa tudo! rsrsrs
      Sentir culpa é uma bela maneira de se matar aos poucos… e isso tudo é uma grande besteira!
      A vida é curta demais pra criarmos inimigos para a nossa felicidade! 😉
      Bjão,

      Fabricio / Rafael =)

  11. Tento fazer isso,mas é tão dificíl esquecer o seu passado(e as pessoas que te fizeram mal) e viver o futuro intensamente!!!Mas continuo tentando,para ser uma pessoa melhor e sem mágoas.

    Valeu Fabricio!!Estou sempre por aqui para melhorar a cada dia.

  12. Minha mãe precisa ler esse post!
    Adorei!
    Só um pedido: continue escrevendo!
    É disso que muitas pessoas precisam, pois sozinhas é difícil sair de uma situação ruim.
    Estou adorando!
    =D
    Beijão

    • Oi Francilene! =D
      Estamos aqui pra compartilhar; coisa que todos podem fazer! 😀
      E não se preocupe, estamos sempre aqui! 😉
      Bjãoo,

      Fabricio / Rafael =)

  13. Olá Fabrício e Rafael!
    Parabéns pelo post, e obrigada!!!

    É muito bom ler o que vocês escrevem e tem uma coisa mais que eu gostaria muito de saber: como eu faço as pazes, de verdade, com o passado?

    Abraços,
    Sarah.

    • Não tente ser perfeita.
      Isso é ilusão do nosso ego.
      Somos orgulhosos demais para aceitar que erramos, então criamos essas pretensões de sermos perfeitos, o que é ridículo.
      Pois como disse no post, só agimos com a cabeça que possuímos no momento!
      Então é só você ser mais honesta consigo mesma e com a realidade das coisas!
      Elimine as pretensões que a culpa vai embora! 😉

      Bjãoo,

      Fabricio / Rafael =)

  14. Viva o hoje, o passado já ficou pra trás, e o futuro só a Deus pertence!

    Mas o hoje tem que valer a pena, porque o passado será de alegria, e o futuro estará esperando por voçe!

      • O tempo não é feito à lebre que aguardou a tartaruga, ele passa e não te espera, ele não precisa se recompor com uma “sonequinha”, se você for a tartaruga hoje o tempo vai continuar se distanciando mais e mais de você, deixando seu futuro cada vez mais longe e seu passado ainda mais pesado. Eu já fui tartaruga por muito tempo e hoje já não quero depender da lebre me esperar para que eu possa vencer mais um dia, eu me transformei em lebre depois de entrar em meu “casulo” de lembranças e lá dentro vi que não precisava ser simplesmente uma tartaruga que sofre e se esconde dentro de um casco duro pensando estar seguro, quando meu maior inimigo estava lá dentro junto comigo meu PASSADO. Então se você também já se escondeu neste “casulo” saia e mostre que esta descansado para correr feito uma lebre sem parar para descansar porque este casulo já nos deu muito força para vencer.

  15. Valeu Fabricio, venho acompanhando seu blog desde o video eu ainda tenho uma alma… Show!
    Parabens cara tem me inspirado bastante.
    Abraços! =D

  16. relendo este post. bem legal..cada vez mais me inspirando..
    nas minhas atitudes..

    o passado n existe mais e ponto.

    Valeu fabricio! abraço!

  17. Fabrício, ótimo comentário e foi pra mim.
    Eu fico remoendo muito meu passado com relação a questões profissionais.
    Porque eu voltei atrás naquelas propostas… como estaria se estivesse prosseguido.
    Fico me punindo de todas as formas a ponto de isso estar me deixando doente. Fico a todo momento querendo voltar atrás e mudar aquela decisão / situação…
    ÓTIMO comentário que me ajudou demais a refletir sobre o que tenho que encarar e como devo viver.
    “Passado são situações e decisões que você viveu, e no caso das decisões que foram tomadas, todas tem uma justificativa da época que você levou em consideração. Meu amigo o tempo não volta, mas o amadurecimento e as experiências ficam.”

Deixe um comentário

