A Cenoura, o Ovo e o Café

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela, ela já não sabia mais o que fazer, ela queria desistir.
Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.

Seu pai, um “chef”, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo a água das panelas começou a ferver. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.

Cerca de vinte minutos depois, ele desligou o fogo. Retirou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela. Então pegou o café com uma concha e colocou-o numa xícara.

Virando-se para ela, perguntou:
– Querida, o que você está vendo?
– Cenouras, ovos e café – ela respondeu.

Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.

Ela perguntou: – O que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.

“Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café? Qual deles é você?” – perguntou o chefe à sua filha.

~ Autor desconhecido.


Bjs e abraços,

Fabricio =)

Anúncios

8 respostas em “A Cenoura, o Ovo e o Café

  1. E Os Conselheiros… muito boa essa história, ainda mais porque todos nós passamos por momentos difíceis e pensamos em desistir. Afinal, chega um momento em que nossas forças parecem ter desaparecido diante das adversidades. Mas nada como um dia após o outro para revermos os conceitos e mudarmos nossas atitudes. Então, isso mostra que não precisamos ser fortes ou fracos, mas termos a consciência de que podemos mudar toda uma situação para que sejamos favorecidos. Mas esse favorecimento não deve ocorrer como consequência de um dano causado a outrem, mas que possamos aprender a como mudar o meio em que vivemos para o benefício coletivo. Pode parecer exagero, mas quantas pessoas nos admiram e não nos damos conta disso? Pra mim, o melhor é ser um mix de ovo e café, porque é bom adquirir uma fortaleza diante das situações difíceis e, a partir daí, ter a capacidade de mudar, para melhor, o meio em que vivemos. Boa leitura! Ah, um forte abraço aos amigos Fabrício/Rafael.

    • Cara… sensacional sua reflexão!!! haha
      Muitas vezes nos toramos reféns da nossa própria falta de compreensão, da nossa ignorância, nossa falta de paciência…
      E pouco a pouco isso nos deforma e domina nossa vida, e então precisaremos de alguma condição extrema para nos aperfeiçoar…rs
      Muito obrigado e outro abração pra você!!!! 😉 😀

      Fabricio / Rafael =)

  2. Hmmm olha só… num sei ainda mas que é um tapa com luva d pelica lá isso é…Excelente texto para acordarmos pra vida…

    • Fala Edgar, cada pessoa precisa de uma coisa para acordar…
      Nosso papel aqui é fazer justamente as pessoas refletirem! 😀
      Muito obrigado, abração!

      Fabricio / Rafael =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s